“Navegando no panorama digital de Portugal: insights sobre a cultura da marca e a transformação digital”

Insights sobre a cultura da marca e a transformação digital

por Ricardo Nunes, co-fundador de O Benefício, mentor na Business Factory

Partilho o desafio lançado pela equipa da Business Factory em explorar o panorama da cultura de marca e da transformação digital nas empresas e startups portuguesas. Inspirado no famoso mantra "Desafio aceite!" de Barney Stinson, sinto-me feliz em partilhar convosco a minha visão sobre estratégias e insights na esfera digital dinâmica.

Canais de comunicação digital são essenciais!

Na era digital, as marcas devem encarar as redes sociais e as plataformas digitais como componentes indispensáveis do seu arsenal mediático. O sucesso reside em orquestrar os canais adequados para ampliar a presença da marca e promover o envolvimento. As colaborações estratégicas na fronteira digital são fundamentais, especialmente à medida que o comportamento do consumidor no consumo de meios de comunicação tradicionais muda para plataformas de streaming a pedido e de redes sociais.


  • Navegando em horizontes incertos:

À medida que o cenário digital evolui, as marcas devem navegar habilmente pelas incertezas e abraçar a transformação digital. Narrativas distópicas como “Black Mirror” sublinham a natureza transformadora da relação da humanidade com a tecnologia. Plataformas como Facebook, TikTok e Instagram permanecem relevantes, mesmo quando surgem preocupações com a privacidade dos dados e a proteção do consumidor.


  • O poder do marketing influenciador:

O marketing de influência é uma ferramenta poderosa para construir conexões autênticas com públicos nativos digitais. As parcerias estratégicas com influenciadores devem ser orientadas por KPIs mensuráveis e protocolos de segurança de marca. O verdadeiro sucesso consiste em relacionamentos genuínos construídos sobre valores compartilhados e confiança mútua.


  • Mantendo a engenhosidade humana na era da IA:

O advento da automação e da IA está remodelando tudo sobre o gerenciamento de mídias sociais. A força de trabalho da empresa está passando por uma mudança de paradigma.

Imagino um futuro onde a criatividade humana complemente os avanços tecnológicos. É imperativo fazer a transição para funções que aproveitem a engenhosidade humana para impulsionar a inovação e a adaptação face à evolução digital.


A conectividade e a adaptabilidade serão os nossos maiores trunfos para enfrentar o futuro incerto. Ao nos comprometermos apenas com a excelência, podemos inspirar uma nova geração de profissionais de marketing e empreendedores a navegar na transformação digital com a confiança e a visão que as marcas precisam.

Anterior
Anterior

“Estratégias para uma adequada criação da identidade de marca para uma empresa”

Próximo
Próximo

Neste Natal, oferece inovação repleta de talento da comunidade Business Factory