Estratégias para uma adequada criação da identidade de marca para uma empresa

Insights sobre a cultura da marca e a transformação digital

por Marta Mariano, Design Manager na SBI Consulting, mentora na Business Factory


Olá! Foi com enorme prazer que aceitei este desafio da Business Factory para recomendar estratégias para uma adequada criação da identidade de marca para uma empresa.


Na minha visão, o principal objectivo de uma Identidade Gráfica é facilmente reconhecermos a presença de uma marca através de um logótipo, símbolos, cores e font tipográfica. Costumo aconselhar as empresas, a adoptar uma estética baseada na concorrência, características da época e não pelo gosto pessoal.


Após a escolha do logótipo (font + símbolo ou apenas font) geralmente é definido o círculo cromático. O ideal é utilizar o sistema internacional de cores PANTONE que garante que, onde quer que seja impresso, os tons sejam os mesmos.

O passo seguinte, para proteger a imagem da marca quando aplicada em vários suportes, é desenvolver um Manual de Normas que contém todas as especificações do logótipo, assim como, todos os arquivos template, garantindo assim que se aplica sempre a mesma estética, sem margem para erros.


Assim, comunicaremos a nossa marca de forma bem sucedida a potenciais novos clientes, e transmitimos força e coesão face à concorrência.


Partilho convosco um pequeno guia que reúne alguns dos passos essenciais para a construção de uma marca “11 Simple Steps for a Successful Brand Building Process” e que espero que vos seja útil na reflexão sobre o vosso próprio projeto.


Anterior
Anterior

“VC’s Pain points” - como resolver um problema a uma VC com a tua startup

Próximo
Próximo

Navegando no panorama digital de Portugal: insights sobre a cultura da marca e a transformação digital